terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MUDANÇA DE HÁBITO - II

Alimentação Saudável e Atividade Física

"Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade."  

Edson Marques

Essa semana fiquei surpresa com o meu filho no mercantil. De repente, virou-se pra mim e pediu que levasse brócolis e couve para complementar a salada da semana e mais berinjela para o fim de semana!

Não havia percebido como o tempo havia passado e como tudo havia mudado.

Até o ano passado não conseguiria imaginar o meu rapazinho comendo dessa forma, e sem negociações. Parecia algo bem distante da nossa realidade. Mas, não aconteceu de uma hora para outra, simplesmente porque resolvemos ser saudáveis. E mais, também não somos do tipo light.

Como na maioria dos casos, alimentos saudáveis começaram a entrar aqui em casa por necessidade. Primeiro, foram os mais velhos - já que o prazo de validade vai se perdendo e o corpo exigindo mudanças. Após um problema de saúde, o maridinho foi obrigado a fazer algumas mudanças na sua alimentação e incluir atividade física à sua rotina (lógico, com acompanhamento de profissionais). O resultado foi rápido e em seis meses jogou fora 28 kg. 

Pouco tempo depois o nosso pequeno (agora, bem maior) também precisou alterar a sua rotina, assim como a sua alimentação por motivos de saúde. E tudo já estava mais fácil porque os adultos da casa já haviam se tornado adeptos de uma vida mais equilibrada. As mudanças foram as mesmas para todos, porém, no caso de criança é preciso um pouco mais de paciência e aos poucos fomos fazendo as alterações. 

Foram períodos diferentes e diferentes formas de adaptação. Passamos a ter uma rotina mais saudável, mas não estou falando de dietas para emagrecer e continuar magérrimos. Com a mudança de hábito emagrecemos, mas o nosso tipo físico não é esguio, tá ;-). O que posso afirmar é que com disciplina e boa vontade é possível ter uma vida equilibrada e saudável. E confesso que uma escapadinha vez por outra também faz parte dessa nossa rotina.

Acredito que cada pessoa tem um metabolismo diferenciado, uma fórmula individual, e que modelos não funcionam por muito tempo. Por isso não adianta pegar a dieta que funcionou com uma amiga e implantar para si ou para todos em casa. Também não precisa se desesperar acreditando ser impossível conquistar hábito saudáveis. Mas, a adoção de algumas práticas pode ajudar. 

Trouxe aqui umas dicas que andei anotando. Algumas são da nutricionistas da escola. Outras da nossa nutricionista. Outras de livros ou sites. Um somatório de coisas que ajuda a manter-se na linha.

Uma dica que fez a diferença foi a da nutricionista da escola para convencer o nosso pequeno a comer verdura: Comece com poucos e pequenos pedaços de alface americana misturada a outro alimentos (o gosto é bem suave). Depois vá misturando pedacinhos de hortaliças, legumes ou frutas que tenham sabores mais leves ou que eles gostem. Toda semana aumente um pouquinho. Seja persistente e lembre-se que eles gostam dessa atenção.
(*descreverei essa história no final para quem se interessar.) 

MAIS UMAS DICAS PRÁTICAS
(aquelas que a gente já sabe, mas que algumas vezes precisamos relembrar)

1 - Disciplina x Prazer
Há quem associe disciplina a algo monótono, ou mesmo chato. A meu ver disciplina se faz necessária sempre que você quer alcançar um objetivo, seja ele qual for. Mas, como tudo demais é veneno... Sem exageros, por favor.

2 - Beber muita água
Pelo menos 2 litros por dia, ou seja, uns 10 copos por dia. Beba 2 copos ao acordar; 2 copos antes de dormir; o resto distribua durante o dia. Como, quando e onde é você quem deve estabelecer. Só posso afirmar que o resultado é muito bom para todo o organismo.
Lembre-se também que a ingestão de maior quantidade de fibra requer uma quantidade maior de água. Quem pratica exercício físico também precisa ingerir mais líquidos;

3 - Parar para comer em horários regulares 
(aproveite para passar o filtro solar em seguida. Rsrsrs - dica de uma profissional da área)  
Parece besteira, mas o simples fato de separar um alimento saudável e esperar o horário de comer faz uma diferença drástica para mim que amo beliscar e tenho facilidade para engordar.

4 - Restringir os excessos
Pizzas, biscoitos recheados, refrigerantes, sucos de caixa, bolos, sorvetes e doces em geral abandonaram a geladeira. Aqui em casa, pelo menos, o consumo destes passou a acontecer em momentos eventuais, como em festas e assim mesmo em quantidades reduzidas. 
Até mesmo alguns itens das saladas foram substituídos por causa do alto teor de sódio. Os enlatados são selecionados com mais rigor. Frutas em calda saíram e entraram as frutas secas e naturais. Molhos e sopas prontos nem pensar. 
É sempre bom dar uma olhadinha nas informações nutricionais ao escolher alimentos. Alimentos com alto teor de sódio engordam e fazem mal a saúde. 

5 - Trocar os tipos de carboidratos: 
Para quem gosta de massa como arroz, macarrão, pães e biscoitos etc, o corte definitivo é duro demais. Então, também vá aos poucos.
Esses alimentos podem ser substituídos por integrais ou por outros com índice glicêmico mais baixo (arroz, pão e macarrão integral, batata doce, tapioca, biscoitos e barrinhas diet e light, etc).
Hoje em dia a gente tem tanta opção e tantas dicas na TV e na internet que continuar dizendo que não dá para trocar é puro comodismo. Com boa vontade essa troca pode ser até rápida. 

6 - Trocar os tipos de gorduras e proteínas: 
As frituras podem ser eliminadas do cardápio mais facilmente. Em seu lugar podemos dar espaço a assados e cozidos. Pondere quando vale a pena trocar o óleo por azeite (nem sempre vale a pena, pesquise antes). 
Algumas substituições são ainda mais fáceis como o queijo comum pelos light, leite e iogurte integral por semidesnatado ou desnatado. 

7 - Equilibrar o consumo
A meu ver equilíbrio é a chave para viver bem.
Reduzir a quantidade de carboidrato, aumentar a quantidade de alimentos com fibra e acrescentar legumes e verdura, mesmo quando disfarçados em purês, molhos etc, faz toda a diferença.
Começamos a prestar mais atenção na composição do prato e aquela historinha de massa com massa não dá certo tá valendo. Pode comer macarrão integral, mas nesse prato não pode entrar arroz, batata ou outra massa. Arroz, feijão, carne, legumes são ricos em fibras e a composição é mais equilibrada. O ideal é compor você mesmo um cardápio a seu gosto.



Ajudinha de fora:
Aqui em casa toda essa mudança foi realizada de forma rápida, mas para isso contamos com parceiros maravilhosos: escola com refeições equilibradas, psicóloga, alimentação orientada por nutricionista e, como não poderia deixar de ser, além das mudanças de quantidade, qualidade, variedade, horário, investimos também nas atividades físicas, que proporcionaram uma melhora sensível na qualidade de vida de todos. Daí sentimos necessidade de dar o segundo passo. 

Segunda etapa - sentir prazer na alimentação e nas atividades físicas - o necessário para viver bem:

Essa etapa me parece até hoje essencial para qualquer coisa que temos que fazer: o prazer de fazer, de buscar, de querer...

Um belo dia, o Gustavo me acordou querendo fazer uma surpresa para o dia dos pais e peguei a deixa! "Vamos preparar um café da manhã!" "Você mesmo prepara". Pesquisamo receitas juntos e decidimos: surpresa de queijo, café, leite e de sobremesa, frutas. E não é que ele fez!  Coloquei até no blog para ele ficar ainda mais animado! Nem preciso dizer que era tudo integral ou light, até o queijo.

  

Depois desse dia ele "tomou gosto" pela cozinha, pelo menos por um tempo, que foi suficiente para sentir um prazer diferente. E isso também ajudou nessa história toda de mudança de hábitos.


E vieram outros projetos de culinária.  :))
 Alguns eram saudáveis, outros... bem... eram mais saudáveis para a mente... 

Até que, para aliviar o peso, resolvemos fazer doces diet. E né que deu certo. Mas só em dia de festa ou datas especiais.

Por hoje é só, mas depois falo do puxão de orelha da nutricionista da escola.

Um grande abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui o seu pensamento:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...