terça-feira, 19 de junho de 2012

FÉRIAS!!! Oba!!! Mas... e agora, o que fazer? (postagem editada)


Fim de semestre é uma maravilha para as crianças! Enfim, as tão sonhadas férias escolares estão chegando!!!

Passar mais tempo em casa, sem obrigações... viajar, passear, receber e visitar os amigos, ir ao cinema... são tantos planos!
É muita energia e muita expectativa... E, em regra, ficamos preocupados em atender todos os anseios...


1 - Uma questão de pouco tempo!

Uma questão que preocupa muita gente é que as férias escolares nem sempre coincidem com as nossas férias... E quando coincidem, nem sempre a gente vai ter tempo para passear, viajar ou mesmo dar toda a atenção que desejam. 


Só para aliviar os mais estressados: apesar de haver psicólogos que defendam que o tempo com os filhos pode ser pouco, mas tem que ter "qualidade". Também há quem defenda que esse tempo deve ser maior, mas não precisa ser de total disponibilidade. O simples fato de estarmos juntos, dentro de casa, já transmite uma segurança que é indispensável. Bom senso é ótimo também nessas horas!!! E ouvir o coração, então... nem se fala!  

Para completar, além dessa segurança a gente precisa encontrar algo onde possam descarregar tanta energia, não é mesmo? Algo que permita um tempo só deles, onde não precisem tanto da nossa presença. 

E olha só essa ideia do blog manga com pimenta... dá até para trabalhar um bocado enquanto os filhotes fazem a festa!


 foto do blog manga com pimenta.


Mas vamos ver também outras ideias...


2 - Uma questão de organização! 

A primeira coisa que a gente planejou, aqui em casa, foi em elaborarmos juntos uma programação de férias - e está funcionando. Mesmo que não seja seguida ponto por ponto, o simples fato de elaborar em conjunto já é uma experiência gostosa... E dentro dessa programação muita coisa pode ser feita, vai depender do espaço, do gosto e das necessidades. Então, trouxe a ideia para cá! 

Um "roteiro", ou se preferir, uma rotina, com tempo para passeios (cinema, praia, piquenique), leitura, lanche, TV, vídeo game, desenho livre e/ou pintura, brincar com os brinquedos, organizar os brinquedos etc.

Mas, com roteiro ou sem roteiro, as dicas são as mesmas... e encontramos por aí muitas bem legais.

É bom pensar, inclusive, que através desse esquema estaremos trabalhando muita coisa, como organização, disciplina, respeito ao tempo e espaço do outro e, aos poucos, ajudando na aquisição da própria autonomia, mas de uma forma leve. 


3 - Uma questão de química! 

É lógico que não vou apresentar aqui um roteiro do que as pessoas devem fazer ou deixar de fazer, não acredito nisso. 

Mas trouxe algumas inspirações para o blog. Coisas que precisam de muita imaginação e pouco dinheiro! Vai depender mais dessa química entre pais, filhos e brincadeiras. 

Escrever um livrinho - Ah! Quem tem mais imaginação do que uma criança? E que tal aproveitar o cantinho de estudo ou um local especial para estimular essa aventura? 

Hora da leitura! - E para isso pode ser criado um local especial. Que seja confortável, mas que venham outros ingredientes para atrair a garotada!  

Hora do vídeo game - preciso dizer alguma coisa? Ah! Sim. Exagero nunca é bom. E vale lembrar também que se deixarmos essa atividade toma mesmo é o dia inteiro! 

Hora da TV - outra atividade tentadora, tanto para as crianças, como para nós, os pais. Absorvem demais as crianças, a ponto delas não solicitarem a nossa presença. Controlar o tempo também se faz necessário.

Teatrinho

No blog Manga com Pimenta encontrei essa dica de teatrinho de fantoches que achei bem legal. 

A imaginação vai às alturas com uma coisa dessas!!! Ainda tem que se falar do prazer de preparar uma peça e apresentar para uma plateia ansiosa!

É lógico que tem que ter a nossa participação, mas o ensaio pode ser em um horário que estejamos ocupados. Uma surpresa! Vou tentar aqui em casa, com toda certeza!




Móbiles
 


Ficam lindos e divertidos, não precisam de prática e podem ser executados com quase todos os tipos de materiais.  


Eu sou suspeita, pois sempre fui encantada com móbiles. Mas, para o post não ficar tão assustador colocarei os modelos em outro post.


Hora da brincadeira!
Aqui a imaginação pode deitar, rolar, pular e criar asas! E por quê não dentro de uma cabana?

foto do site - larcereja.com.br

Ou dentro de uma casa, embaixo da mesa, enquanto você trabalha?



 foto do blog - manga com pimenta

Arte com material reciclado
Tem criança que adora caixa, outras que gostam de coisas bem diferentes, mas, a maioria, gosta mesmo é de inventar... Pode ser alguns dos seus próprios brinquedos, pode ser enfeites, pode ser um presente etc. Vale a pena experimentar.




Brincando na cozinha - para quem tem pouco tempo, uma ajudinha é sempre bem-vinda. Já para quem tem muito tempo dá para trabalhar um pouquinho mais, fazer aquela receita de brigadeiro, quem sabe uma pipoquinha e um suco à noite para depois assistirem filmes juntos. Isso é uma delícia. Coloquei umas no post Brincando na Cozinha. Dá uma passadinha lá. Quem sabe algo lhe inspira...

Esse lugar colorido foi encontrado no blog casaderetalhos (http://catarinaregina.blogspot.com.br)



Ufa!!!
Até que enfim, chegamos ao fim!
E, felizmente, chegamos ao fim apenas do post, porque ainda tem muitas ideias legais que podemos trazer para dentro de casa!!!
Boa sorte!!!
E um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui o seu pensamento:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...