domingo, 6 de janeiro de 2013

DOMINGO NA COZINHA: Suflê de Roquefort

Todo mundo tem uma receita, mesmo que passe despercebida, mesmo que inconsciente, para instantes de felicidade. A que eu encontrei para hoje foi suflê de queijo roquefort e o de sempre.

Gosto de colocar o avental dias de domingo e cozinhar para a família ou eventualmente para os amigos. Nada muito repetitivo para não perder o charme. Vez por outra tenho uma ajudinha especial.

Gosto disso pois tenho a sensação de ficar ainda mais próxima das pessoas que amo. Parece besteira, mas acho que cada pessoa, cada grupo e cada família tem a sua fórmula particular para instantes de felicidade e a minha fórmula (atual) para o domingo é essa. Cada receita nova aqui em casa tem virado uma festinha. E isso tem feito muita diferença em nossas vidas. Principalmente nos últimos dias. Depois faço uma postagem sobre isso também.

Bem... o fato é que estava desejando uma receita nova. Algo que se encaixasse com os ingredientes que tinha em casa... e um deles era um pedaço de queijo roquefort, que gosto na salada, mas hoje, especialmente, queria algo diferente.

Como sempre dei uma olhadinha na net e encontrei uma receita maravilhosa no blog Recebendo Amigos. Trouxe a receita para cá com algumas observações e dicas que me ajudaram na hora de fazer - já que foi o meu primeiro suflê -  e umas fotos que tirei na execução. Esqueci de tirar algumas, mas acho que foram suficientes, dá para ajudar quem nunca fez um.

Já no Terra Culinária consegui umas dicas bem legais, do tipo que o ramequim é a forma essencial para o suflê, por que o seu tamanho proporcional, permitindo assim que ele cresça; as claras em neve devem estar num ponto ainda brilhoso; a temperatura do creme não pode estar muito quente senão ele não fica aerado; e a temperatura do forno também faz diferença. É bom dar uma passadinha por lá caso não tenha experiência com a receita.

O preparo é rápido (10 a 15 minutos) e, como descrito no blog, bem fácil de fazer. 

Preaqueça o forno a 200°C.
"Unte 4 ramequins com óleo e distribua-os numa forma com o fundo preenchido d'água."

(Eu untei com manteiga e passei farinha de trigo, também fica bom. E só coloquei os ramequins na fôrma com água depois de encher cada um com a massa).

"Derreta numa panelinha ao fogo 25 g de manteiga. 

Acrescente 2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo.

Misture bem até os grumos da farinha se desfazerem.

Vá adicionando aos poucos 150 ml de leite até formar uma mistura bem homogênea.

Retire do fogo e deixe esfriar um pouquinho."

A textura é de um molho branco mais fininho. 

A dica: não use margarina, caso contrário fica mais fácil criar grumos.




"Em uma tigela à parte, misture 3 gemas, 100 g de queijo roquefort amassado, pimenta do reino moída e um punhado de cebolinha picadinha."

(Como não tinha roquefort suficiente coloquei 70g de roquefort e 30g de mussarela e ficou bom assim mesmo).  


"Acrescente a massa que vc acabou de retirar do fogo e misture bem. Prove para ver se o sal está ok. Se não, acrescente uma pitada de sal e misture novamente."


"À parte, faça claras em neve com as claras dos três ovos que vc utilizou para fazer a massa.
Incorpore as claras em neve à massa."


"Quando a massa estiver misturada distribua-a nos ramequins (até mais ou menos 3/4 da capacidade)."


(Esses aqui já tinham saído do forno, mas dá pra ter uma noção. A água fica baixa, numa altura pouco menor que um centímetro). Ainda coloquei mais um tempinho para dourar.

"Leve ao forno por 20 a 25 minutos.

Vc saberá que os suflês estão prontos quando eles crescerem e a massa ficar rachada e douradinha. Fazer o teste do palito é sempre bom tb! ;-)

Como o sabor do roquefort é forte, esse suflê combina muito bem com uma saladinha de folhas!"



E olha aí uma saladinha! No casso dessa o molho é de mel e mostarda.

Um grande abraço!
E bon appétit!!!
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui o seu pensamento:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...