quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O que faz você feliz?

Isso não é propaganda do Grupo Pão de Açucar, mas confesso que ela serviu de inspiração para fazer esse post. Estava relendo as revistas antigas que recebo em casa e, de repente, me bateu uma vontade de falar um pouco da vida, de saber viver. Saber brincar de viver!!!

Queria falar dessa alquimia do amor, do sorrir, do brincar, que transforma tudo por onde quer que passe.

A gente está sempre querendo um pouquinho mais da vida e mesmo quando conseguimos dar valor ao que temos é difícil conseguir energia para se levar a vida numa boa. 

E aí a gente se pergunta, o que será que move algumas pessoas a desafiarem os obstáculos que a vida ou o mundo lhes impõem e a se permitirem abrir o coração, com tanta espontaneidade, para a felicidade. E o que podemos fazer para conseguir essa felicidade, também. Qual é a senha para a felicidade.

Felicidade não se compra, não se ganha, não se vende, não vem de fora etc, etc, etc. A gente já sabe disso. O difícil de entender é porque ainda corremos tanto atrás da tal borboleta azul e deixamos a vida passar despercebida, e as pessoas que amamos à margem da nossa história.

Fico encantada com pessoas que percebem a D. Felicidade, seja nos espaços mais comuns ou nos mais inusitados. Mesmo nos lugares aonde a maioria das pessoas só enxerga dor, tristeza ou problemas, ou mesmo, nada. Dá para imaginar o resutado?

Já mencionei aqui no blog, em post anterior, a história de Raun Kaufman, o primeiro caso registrado de autismo revertido. Os seus pais conseguiram transformar a vida do filho e, depois de sua melhora, aproveitaram o trabalho que fizeram para transformar a vida de muitos outros autistas e suas famílias, através da criação do programa son rise - inspirados pelo autismo. 

A parte inicial dessa história (a luta dos pais para encontrar um tratamento digno e eficaz para o filho e a vitória da família em relação ao seu desenvolvilmento) é narrada no filme Son Rise (Meu Filho, Meu Mundo), que pode ser encontrado no you tube. Para quem tem um filho autista ou para quem procurar conhecer melhor o assunto, o filme é inspirador.

Ainda sobre autismo, encontrei o exemplo de Stephen Whiltshire. Na verdade, foi uma prima que me apresentou uma matéria através do facebook. Fiquei encantada de ver como ele juntou o dom de desenhar com o dom de focar! Isso é uma perfeição!!!


E tem muito mais gente feliz por aí.
Um outro caso, tão instigante quanto, é o de Nick Vujicick. Ele se destaca pela própria superação de seus obstáculos e por encorajar outras pessoas a se superarem. Estava numa livraria quando me deparei com o exemplar de seu livro - por sinal, maravilhoso e inspirador. A partir de então fiquei curiosa e resolvi dar uma espiadinha no Google. Fiquei fascinada ao assistir o vídeo e ver como ele prova que o ser humano é capaz de superar os seus próprios limites.


Trazer para as nossas vidas exemplos de pessoas corajosas, dignas e que transformam as dificuldades em possibilidades faz a vida se tornar mais bonita.

Foto: Colegas o Filme, estrelado por atores com Síndrome de Down, vence o Festival de Gramado http://ig.cm/Pw1pt5

Foto: Edison Vara/PressPhoto

Esses são os atores Breno Viola, Rita Pokk e Ariel Goldenberg, que tocaram o público do Festival de Gramado, no último dia (18). Ficaram emocionados e choraram ao receberem um prêmio especial do júri, no 40ª edição do Festival de Gramado, pela atuação como protagonistas no longa "Colegas", dirigido por Marcelo Galvão. O filme ganhou os Kikitos de melhor longa-metragem e melhor direção de arte.

Lembremos também de quem cuida. Para que alguém consiga superar as suas dificuldades é preciso sentir-se amado e amparado. E quem melhor do que  a família para exercitar esse amor?

DSC 0332-3Então, vamos lá. Um exemplo de mãe de bem com a vida, aqui mesmo no Ceará, é a Dra. Fátima Dourado, médica pediatra, há mais de 18 anos atuando na área de psiquiatra da Infância e da Adolescencência, com ênfase nos transtornos do espectro do Autismo. Pessoa maravilhosa! Mãe de um rapaz autista. Enfrentou muitas dificuldades para encontrar inclusão escolar e tratamento adequado para o seu filho, quando criança e, ao contrário de se entregar ao desespero, desistir ou qualquer postura negativa, lutou e fundou com outras pessoas a Casa da Esperança, hoje referência nacional no tratamento do autismo. Uma história muito rica e emocionante.

Vou mencionar a Eliana e o Luiz, pais do Luiz Junior, como representantes, aqui, do grupo de pais de autistas que decidiram montar um blog onde pudessem transmitir parte de suas experiências e assim ajudar outras famílias a ajudarem seus filhos, parentes ou amigos autistas. Mais uma daquelas atitudes altruístas que ajudam tanto o mundo a melhorar. 

O blog do Luiz Kakaki Junior é o estou autista, e o seu último post, Echolilia – um fantástico livro de Timothy Archibald, tem tudo a ver com o nosso post atual, por se tratar do exemplo de alguém que não se entregou e tenta transformar a dor em alegria. Alguém que tenta melhorar o mundo do seu filho, ao mesmo tempo que procura ajudar outras pessoas a buscarem a sua própria forma de se ajudar.

Echolilia, de Timothy Archibald, é um livro de fotografia, mas não um livro qualquer. Um livro que trabalha a emoção, a sensibilidade. É a fotografia do vínculo criado entre um pai e o seu filho autista. O site “Time CNN” descreveu lindamente - "Echolilia: uma conversa fotográfica de um pai com seu filho autista”. 


As fotos captam um traço marcante de um mundo bem particular. Emocionante!



compre o seu 


feto na barriga 

 cheiro bom
O que faz com que essas pessoas ultrapassem obstáculos e consigam se deliciar com a felicidade? Dá para imaginar?

E você? O que você acha que ainda precisa fazer para ser feliz?
Que tal tentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui o seu pensamento:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...