quarta-feira, 8 de agosto de 2012

BRINCANDO NA COZINHA

Qualquer lugar da casa pode se tornar um lugar mágico. Mas a cozinha tem um encanto que nem todo canto tem. Ela desperta os sentidos. Desperta emoções. Desperta uma vontade de experimentar...

Nela, as crianças testam algumas de suas primeiras experiências, como aprender a comer, a misturar e se lambuzar. E como pode ser divertido...

Quando se cresce, a necessidade muda, mas tem hora que bate aquela vontade de aprender a fazer... E não é só menina não! Menino adora mexer em cozinha. É uma experiência nova. Pura química! E o resultado pode ser transformador.

 
crédito de imagem:


As mais gostosas recordações que tenho com a minha família são na cozinha. Um delas é com a minha vó, me ensinando a preparar e a confeitar o meu próprio bolo de aniversário, aos 10 anos. Nunca fui boa para fazer bolo, mas a lembrança é deliciosa! E sinto o gosto até hoje!

A primeira impressão é que isso só dá certo para quem tem tempo de sobra e, sobretudo, para crianças com desenvolvimento típico. Ledo engano! A cozinha é democrática e precisa de gente para ganhar vida. E para desfrutar dos prazeres que ela oferece basta se permitir viver isso. 

Para quem tem pouco tempo, pedir uma "ajudinha" na cozinha vez por outra vale a pena. Sou mestre nisso e posso garantir que funciona!!! E quando se tem um pouquinho mais de tempo, o bom mesmo é deixar a criatividade solta.

Para crianças com alguma dificuldade ou com desenvolvimento atípico, a experiência é tão deliciosa quanto para qualquer criança! Valem as mesmas regras, com a diferença de que o lucro é infinitamente maior!

E, para quem está preocupado com algo mais objetivo, do tipo, em que a criança vai ser estimulada, o que ela vai aprender etc, posso citar uma lista que não será exaustiva. 

É a experiência do limite - até onde pode ir sem se machucar; a experiência da leitura - tem de ajudar a ler a receita; a experiência da matemática - porque não pode colocar ingrediente a mais ou a menos; a experiência da química - a mistura de todos os ingredientes vai resultar em algo diferente; a experiência da física... tempo, calor... tanta coisa que nem gente grande consegue compreender... mas ela, sim, está ali para descobrir!!! 

E, depois que está tudo pronto, olhar para aquela carinha de felicidade esperando os elogios... não tem preço... E merece todos os elogios. Afinal, foi ela (ou ele) quem fez uma coisa de gente grande! Coisa que nem todo adulto faz!

Adoro fazer receitas de brigadeiro lá em casa, seja comum ou chic. Comprei um livro sobre o assunto que é uma "delícia"!  Que tal testar também? Tem tanta coisa que se pode fazer...

Brigadeiro, bolo, cupcakes, biscoitos...



Os brigadeiros e cupcakes acima fomos nós que fizemos aqui em casa no natal, seguindo as receitas do livro da "Maria Brigadeiro". Ficaram deliciosos.

Vou procurar algumas receitas para trazer para vocês.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui o seu pensamento:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...