terça-feira, 3 de abril de 2012

“Brincadeira é coisa séria!”


Brincar é tudo de bom! E esse “bom” vai muito além da nossa imaginação.

A brincadeira começa devagar, envolve e penetra quem nela entra de forma a modificar desde a fisionomia até mesmo o modo de encarar a vida. Brincar é pura energia. Pouca coisa é mais contagiante que a alegria de uma criança em plena entrega, em pleno vôo rumo ao mundo da imaginação.

Termina a brincadeira, mas ficam os seus efeitos. Efeitos que se entranham de um jeito tal no ser que pode influenciá-lo pelo resto da vida.

E essa influência também está muito além da nossa imaginação. Talvez só a cabecinha de uma criança consiga compreendê-la. Não em seus aspectos técnicos, mas ao vivenciá-la da forma mais livre.

Brincar sozinho, brincar com amigos, com os pais, na escola, no pátio, na quadra ou na sala... brincar em um tratamento, numa hidroginástica ou em um hospital... Já foi comprovado... brincar e rir, faz toda a diferença! Tanta que já faz parte de tratamentos ou de metodologias de ensino. Ora, se brincar faz diferença para um adulto, imagine para uma criança!

Não tem fórmula, não tem segredo. O remédio para a felicidade pode estar em uma brincadeira. Animada com esse pensamento resolvi transformá-lo em algo concreto. Embora não soubesse exatamente o quê.

A ideia de um blog já tinha passado pela minha cabeça, mas ficava tudo muito solto... Incomodava-me o fato de que o assunto desejado nada tinha a ver com a minha formação profissional – Direito; nem com o que eu almejava ser – arquiteta; Mas nem cogitei a possibilidade de mudar, pois a inspiração tem a ver com a minha formação na vida – mãe -, e com um grande amor – criança.

Mas só acreditei que poderia executá-la quando me apresentaram o nome “brincando a sério”. Digamos que tenha sido o fator de coesão de todas as ideias... Um espaço onde fosse possível aliar a experiência verdadeiramente lúdica que é o brincar com toda a gama de possibilidades que isso envolve, desde a ajuda na formação da criança até o auxílio em tratamentos de problemas de ordem psicológica.

O objetivo não se restringe a apresentar ideias, mas também questionar as que já existem, sempre com a finalidade de nos enriquecermos em conhecimento ou com novas ideias para colocarmos em prática.

E aqui surge mais um blog de alguém que, adorando esses verdadeiros presentes que Deus nos concede, quer criar um espaço de engrandecimento mútuo, onde ideias e experiências sejam trocadas em favor de nossas crianças. Afinal, brincar é muito bom, mas, também, é realmente, uma coisa muito séria.

4 comentários:

  1. E com essa leitura de um texto tão interessante me veio em mente a letra de uma música relacionada com seu tema!!!

    Brincar De Viver

    Guilherme Arantes

    Quem me chamou?
    Quem vai querer
    Voltar pro ninho
    Redescobrir seu lugar...

    Prá retornar
    E enfrentar o dia-a-dia
    Reaprender a sonhar...

    Você verá que é mesmo assim
    Que a história não tem fim
    Continua sempre que você
    Responde "sim"
    A sua imaginação
    A arte de sorrir
    Cada vez que o mundo
    Diz "não"...

    Você verá
    Que a emoção começa agora
    Agora é brincar de viver...

    Não esquecer
    Ninguém é o centro do universo
    Assim é maior o prazer..

    Você verá que é mesmo assim
    Que a história não tem fim
    Continua sempre que você
    Responde "sim"
    A sua imaginação
    A arte de sorrir
    Cada vez que o mundo
    Diz "não"...

    E eu desejo amar
    A todos que eu cruzar
    Pelo meu caminho
    Como eu sou feliz
    Eu quero ver feliz
    Quem andar comigo...

    Vem!
    Agora é brincar de viver!
    Agora é brincar de viver!...

    Bjs !! Helena e Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei, Helena!
      Vou tentar colocar o vídeo no blog.
      É uma música maravilhosa!!!

      Excluir
  2. Saiu! Parabêns pela iniciativa! Bilbo disse a Frodo uma vez que o início de uma jornada começa simplesmente com o primeiro passo! Brincar é a manifestação humana mais antiga da história de nossa evolução. Acredito que o que somos hoje é resultado das brincadeiras sérias que tivemos em nossa infância pois elas foram o ensaio dos nossos sonhos! Por isso como diria o professor Gretz: "Nunca tire o sonho de uma pessoa, talvez aquilo seja a única coisa que a faz realmente viver". Quando as crianças brincam estão levando aquilo a sério pois em seu mundo tudo é real e muito mais interessante do que o mundo dos adultos! Por isso brinque mesmo quando a coisa parecer séria! Abraços! Boa Jornada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Israel!

    E que a brincadeira continue, mesmo em nossa correria! Para que os sonhos possam ser renovados e a vida continue em cores vivas, como na infância.

    Concordo com você. Acredito, plenamente, que somos resultados dos nossos sonhos e brincadeiras. Mas que eles não terminam na infância. Os sonhos alimentam a nossa vida e a brincadeira a torna mais leve.

    Abração!

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui o seu pensamento:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...