Passar mais tempo em casa, sem obrigações... viajar, passear, receber e visitar os amigos, ir ao cinema... são tantos planos!
É muita energia e muita expectativa... E, em regra, ficamos preocupados em atender todos os anseios...
1 - Uma questão de pouco tempo!
Uma questão que preocupa muita gente é que as férias escolares nem sempre coincidem com as nossas férias... E quando coincidem, nem sempre a gente vai ter tempo para passear, viajar ou mesmo dar toda a atenção que desejam.
Só para aliviar os mais estressados: apesar de haver psicólogos que defendam que o tempo com os filhos pode ser pouco, mas tem que ter "qualidade". Também há quem defenda que esse tempo deve ser maior, mas não precisa ser de total disponibilidade. O simples fato de estarmos juntos, dentro de casa, já transmite uma segurança que é indispensável. Bom senso é ótimo também nessas horas!!! E ouvir o coração, então... nem se fala!
Para completar, além
dessa segurança a gente precisa encontrar algo onde possam descarregar tanta energia, não é mesmo? Algo que permita um tempo só deles, onde não
precisem tanto da nossa presença.
E olha só essa ideia do blog manga com pimenta... dá até para trabalhar um bocado enquanto os filhotes fazem a festa!
2 - Uma questão de organização!
A primeira coisa que a gente planejou, aqui em casa, foi em elaborarmos juntos uma programação de férias - e está funcionando. Mesmo que não seja seguida ponto por ponto, o simples fato de elaborar em conjunto já é uma experiência gostosa... E dentro dessa programação muita coisa pode ser feita, vai depender do espaço, do gosto e das necessidades. Então, trouxe a ideia para cá!
Um "roteiro", ou se preferir, uma rotina, com tempo para passeios (cinema, praia, piquenique), leitura, lanche, TV, vídeo game, desenho livre e/ou pintura, brincar com os brinquedos, organizar os brinquedos etc.
Mas, com roteiro ou sem roteiro, as dicas são as mesmas... e encontramos por aí muitas bem legais.
É bom pensar, inclusive, que através desse esquema estaremos trabalhando muita coisa, como organização, disciplina, respeito ao tempo e espaço do outro e, aos poucos, ajudando na aquisição da própria autonomia, mas de uma forma leve.
3 - Uma questão de química!
É lógico que não vou apresentar aqui um roteiro do que as pessoas devem fazer ou deixar de fazer, não acredito nisso.
Mas trouxe algumas inspirações para o blog. Coisas que precisam de muita imaginação e pouco dinheiro! Vai depender mais dessa química entre pais, filhos e brincadeiras.
Escrever um livrinho - Ah!
Quem tem mais imaginação do que uma criança? E que tal aproveitar o
cantinho de estudo ou um local especial para estimular essa aventura?
Hora da leitura! - E para isso pode ser criado um local especial. Que seja confortável, mas que venham outros ingredientes para atrair a garotada!
Hora do vídeo game - preciso dizer alguma coisa? Ah! Sim. Exagero nunca é bom. E vale lembrar também que se deixarmos essa atividade toma mesmo é o dia inteiro!
Hora da TV - outra atividade tentadora, tanto para as crianças, como para nós, os pais. Absorvem demais as crianças, a ponto delas não solicitarem a nossa presença. Controlar o tempo também se faz necessário.
Hora do vídeo game - preciso dizer alguma coisa? Ah! Sim. Exagero nunca é bom. E vale lembrar também que se deixarmos essa atividade toma mesmo é o dia inteiro!
Hora da TV - outra atividade tentadora, tanto para as crianças, como para nós, os pais. Absorvem demais as crianças, a ponto delas não solicitarem a nossa presença. Controlar o tempo também se faz necessário.
Teatrinho
No blog Manga com Pimenta encontrei essa dica de teatrinho de fantoches que achei bem legal.
A imaginação vai às alturas com uma coisa dessas!!! Ainda tem que se falar do prazer de preparar uma peça e apresentar para uma plateia ansiosa!
É lógico que tem que ter a nossa participação, mas o ensaio pode ser em um horário que estejamos ocupados. Uma surpresa! Vou tentar aqui em casa, com toda certeza!

Ficam lindos e divertidos, não precisam de prática e podem ser executados com quase todos os tipos de materiais.
Eu sou suspeita, pois sempre fui encantada com móbiles. Mas, para o post não ficar tão assustador colocarei os modelos em outro post.
Hora da brincadeira!
Aqui a imaginação pode deitar, rolar, pular e criar asas! E por quê não dentro de uma cabana?
foto do site - larcereja.com.br
Ou dentro de uma casa, embaixo da mesa, enquanto você trabalha?
foto do blog - manga com pimenta
Arte com material reciclado
Tem criança que adora caixa, outras que gostam de coisas bem diferentes, mas, a maioria, gosta mesmo é de inventar... Pode ser alguns dos seus próprios brinquedos, pode ser enfeites, pode ser um presente etc. Vale a pena experimentar.
Brincando na cozinha - para quem tem pouco tempo, uma ajudinha é sempre bem-vinda. Já para quem tem muito tempo dá para trabalhar um pouquinho mais, fazer aquela receita de brigadeiro, quem sabe uma pipoquinha e um suco à noite para depois assistirem filmes juntos. Isso é uma delícia. Coloquei umas no post Brincando na Cozinha. Dá uma passadinha lá. Quem sabe algo lhe inspira...
Esse lugar colorido foi encontrado no blog casaderetalhos (http://catarinaregina.blogspot.com.br)
Ufa!!!
Até que enfim, chegamos ao fim!
E, felizmente, chegamos ao fim apenas do post, porque ainda tem muitas ideias legais que podemos trazer para dentro de casa!!!
Boa sorte!!!
E um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe aqui o seu pensamento: